segunda-feira, 28 de março de 2011

2-Tipologias de rede

1-Barramento: É uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados, apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Essa topologia utiliza cabos coaxiais.Para cada barramento existe um único cabo, que vai de uma ponta a outra.Embora ainda existam algumas instalações de rede que utilizam esse modelo, é uma tecnologia obsoleta.
2-Estrela: A topologia em estrela utiliza cabos de par trançado. Esta topologia aplica-se apenas a pequenas redes, já que os concentradores costumam ter apenas oito ou dezesseis portas.
3-Anel: Na topologia em anel os dispositivos são conectados em série, formando um anel. Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino. Uma mensagem enviada por uma estação passa por outras estações até ser retirada pela estação destino. Há um atraso de um ou mais bits em cada estação para processamento de dados. A cada estação inserida, há um aumento de retardo na rede. É possível usar múltiplos anéis para aumentar a confiabilidade e o desempenho.
4-Árvore: Na topologia em árvore geralmente existe uma barra central onde outros ramos menores se conectam. Esta ligação é realizada através de derivadores. Cuidados adicionais devem ser tomados nas redes em árvores, pois cada ramificação significa que o sinal deverá se propagar por dois caminhos diferentes. Os sinais terão velocidades de propagação diferentes e refletirão os sinais de diferente maneira.
5-Malha: Uma rede de infraestrutura é composta de APs (Ponto de acesso) e clientes. Uma rede mesh é composta de vários roteadores, que passam a comportar-se como uma única e grande rede, possibilitando que o cliente se conecte em qualquer um destes nós. Os nós têm a função de repetidores e cada nó está conectado a um ou mais dos outros nós. Desta maneira é possível transmitir mensagens de um nó a outro por diferentes caminhos. Redes do tipo mesh possuem a vantagem de serem redes de baixo custo, fácil implantação e bastante tolerantes a falhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário